Eu lembro do Odyssey... Humm. Chutlhu says... Baka Shinji Oh my... Enigmas do macaco se7e




sábado, março 25, 2006
 
O futuro brilhante dos góticos

Pelo menos assim acenam duas matérias veiculadas no mesmo dia, sobre o mesmo estudo, em dois jornais ingleses.
Segundo a matéria do Independent, em pesquisa feita para obtenção de doutorado, a alemã Dunja Brill chegou à conclusão de que os góticos conseguem bons empregos & colocações na sociedade, sem necessariamente serem forçados a abrir mão de seu estilo gótico de ser. Basicamente, o artigo é sobre como os góticos são mal-interpretados, como são plenamente passíveis de uma integração à sociedade, algumas características gerais da subcultura gótica, como o interesse por educação superior, & que os papais preocupados com o excesso de vestimentas pretas do(a) filho(a) não precisam se preocupar muito, & quetais & por aí vai.
Humm, é interessante, de certa forma, mas não é muito diferente da típica matéria que aparece de vez em quando na mídia, aqui ou ali. Até há uma pequena listagem explicativa dos suspeitos musicais oitentistas de sempre (Robert Smith, Siouxsie, Bauhaus, Sisters).
Já o texto do Guardian trata do mesmo estudo da mesma Dunja Brill (belo nome, aliás), só que com um pouco mais de sarcasmo, inclusive terminando com um teste (meio idiota) para saber se o seu chefe é um gótico.
O meu não é.

Marcadores:



Comentários:
Que coisa incrível... Aqui no Brasil não é tão fácil para uma pessoa "gótica" (em tudo que a palavra abrage e suas vertentes) ser aceita, ou mesmo conseguir um trabalho, a não ser como tatuador, designer de moda, etc... Pelo menos aqui em POA, me parece ser assim.
 
Eu não tenho muita idéia de como isso funciona aqui em Porto Alegre, mas acho que o mais provável é que um gótico (e qualquer pessoa que fuja dos padrões mais tradicionais do que se costuma chamar de "adultos"...), na medida do possível, vá para uma área na qual ele possa continuar a ser o que ele é. Nas matérias linkadas são citados muitos profissionais liberais, arquitetos, médicos, dentistas...
Sem querer me declarar como "gótico" nem nada, mas eu tive a sorte de acabar caindo num emprego no qual eu posso usar minhas roupas pretas sem ter problema algum. O que me serve de forma ideal, já que a simples idéia de ter de trabalhar num local onde eu não poderia me vestir do meu jeito é horrível para mim de uma forma que nem sei expressar.
Mas infelizmente imagino que ter tatuagens e piercings ou corte de cabelo mais diferente ou um modo de vestir "estranho" deve atrapalhar bastante para se conseguir certos empregos.
 
Postar um comentário

Espírito da Escada

Espírito da Escada

Warrenellis.com Thee Temple ov Psychick Blah Boing Boing: A Directory of Wonderful Things The Beat: The News Blog of Comics Culture Neil Gaiman's Journal PeterDavid.net devianART: mooncalfe Mericale, Scheheraz'Odd & Touchshriek, Inc. mick mercer's journal Warren Ellis
Cure News The Dresden Dolls Diary Monodia Maçã Mordida Fora da Geladeira Actea de repente repentes de serpente Space Derbi *bip*teconomia de Babel toda força que aciona prejudica


hq life... life... is a pigsty conexões ocultas



This page is powered by Blogger. Isn't yours?