sábado, fevereiro 25, 2006
Ergo Kiss, Paradise Proxy
Vi no começo desta semana o primeiro episódio de Ergo Proxy, novo anime pelo qual eu já estava criando alguma expectativa. Embora a estréia oficial na televisão japonesa tenha sido hoje (ou será hoje, sei lá, entender fuso horário não é comigo...), uma versão sem as seqüências de abertura & de fechamento do primeiro episódio foi exibida no começo do mês. Logo em seguida, inevitavelmente uma versão com legendas em inglês já estava nas internetes. & foi esta que eu vi.
A expectativa foi justificada. Trata-se de um belo & intrigante trabalho, com muito potencial. Confesso que não entendi muito do que acontece no primeiro episódio; tudo é muito misterioso & algumas coisas simplesmente acontecem. Mas é apenas o primeiro episódio, & mais para frente as coisas devem ficar mais claras.
A parte técnica é tão boa quanto parecia ser no trailer. A questão, como sempre, é se a qualidade será mantida a mesma ao longo dos mais de vinte episódios que Ergo Proxy terá. Normalmente isso raramente acontece com animes para televisão...
Humm, a música de abertura do anime é “Paranoid Android”, do Radiohead. A produção de Ergo Proxy teve que mostrar um trecho do anime para a banda para conseguir permissão de usar a música. Pelo jeito, a banda gostou do que viu. Inevitavelmente, a música não deve ter sido usada na íntegra, já que “Paranoid Android” tem uns cinco minutos de duração, se não me engano, enquanto que as aberturas de animes dificilmente chegam aos dois minutos. & como “Paranoid Android” tem várias mudanças de andamento, tenho certa curiosidade em saber qual(is) trechos da música foram escolhidos. De qualquer forma, pelo menos o título da música tem tudo a ver com Ergo Proxy.
& o meu fanbsubber favorito irá legendar, segundo as internetes. Com sorte até o fim da semana que vem o primeiro episódio já esteja disponível.
*******
Pois é, mal voltei & prontamente retomei minhas baixações animéticas. Uma das melhores coisas que andei pegando foi o primeiro episódio de Paradise Kiss, anime peculiar sobre moda, um dos mais interessantes do ano passado. Mostra uma garota que, meio sem querer, acaba virando modelo para um grupo de estudantes esquisitos de moda. O ateliê deles (o “Paradise Kiss” do título) está participando de um concurso da faculdade que freqüentam, & após um deles ver a garota caminhando na rua, esta acabou entrando (meio a contragosto, à princípio) na história.É muito bom, com um ritmo meio estranho & visualmente criativo, além de uma temática diferente & esteticamente orientada.
& parece que esse negócio dos japoneses usarem músicas de bandas ocidentais em seus desenhos corre o risco de virar moda. Antes do Radiohead emprestar música para o Ergo Proxy, os escoceses do Franz Ferdinand fizeram o mesmo para Paradise Kiss, cujo tema de encerramento, “Do You Want To”, é deles.
Humm, acho que deve ser moda mesmo, pois acabo de lembrar que um outro anime do ano passado, Speed Grapher, tinha como tema de abertura uma música do Duran Duran... Ah, & há o tema de abertura de Mushishi (outro anime do ano passado, provavelmente o melhor de 2005), “The Sore Feet Song”, uma balada (linda, aliás) de um tal Ally Kerr, ascendente cantor escocês (é, de repente o Japão adora a Escócia...)
(& eu adoro os parênteses...)Marcadores: Baka Shinji
Comentários:
Postar um comentário